2004 - Puff Velo Belo

O Puff Velo Belo é uma homenagem que faço à minha infância, à felicidade que vivi junto aos meus avós e família numa velha estância gaúcha.

Esquila ou Tosquia é o corte anual da lã dos ovinos para o seu bem estar durante o verão.

No passado, quando não existia o fio sintético, a lã valia muito e os rebanhos eram enormes, equipes de peões especializados eram contratados para o serviço e, o “tempo de tosquia” se tornava um acontecimento nas estâncias gaúchas. Juntar todo o rebanho, que anda sempre a berrar, acompanhar o ritmo das tesouras cortando a lã, todo aquele cheiro, aquele volume de lã no chão dos galpões como se fossem nuvens nos convidando a saltar, depois de embalada a lã, os grandes sacos de estopa empilhados formando montanhas e cavernas para serem exploradas, tudo isto era uma festa que fica para sempre no imaginário.
 
O Velo Belo traz formas do cotidiano tradicional do gaúcho para o viver contemporâneo, ele lembra a “mala de garupa”, o atado da cola dos cavalos, os enxergões dos arreios. 

O Velo Belo é uma esteira de 6m de comprimento por 80 cm de largura que vem enrolado numa bolsa de estopa como as que se guarda a lã. Você desenrola e se enrola, faz dele um colchonete para a sesta ou um puff para relaxar, basta ir desenrolando a esteira e fazendo um zig-zag na dimensão desejada.

velo belo
velo belo

press to zoom
velobelo
velobelo

press to zoom
GilbertofazendoVelobelo
GilbertofazendoVelobelo

press to zoom
velo belo
velo belo

press to zoom
1/5